sexta-feira, 10 de abril de 2015

9 dicas essenciais para quem deseja empreender com sucesso

Após um grande aprendizado obtido por inúmeras tentativas que não deram certo, destaco 9 dicas que considero essenciais para quem deseja empreender




Uma empresa rumo ao sucesso possui uma trajetória repleta de obstáculos e desafios. Além da necessidade de atendimento do requisito mais básico – criar algo para pessoas dispostas a comprar ou usar seu produto ou serviço – existe uma série de fatores que podem atrapalhar a evolução do empreendimento.

Para empreendedores mais novos, é preciso ter ainda mais cuidado, pois o ímpeto típico da juventude carrega aspectos bons e ruins. Ao mesmo tempo em que a energia juvenil interfere positivamente na motivação do empreendedor, ela pode ser a vilã e levá-lo à pressa de crescer e, assim, queimar etapas em um processo de expansão mais estruturado, prejudicando assim a saúde do negócio.

Após algumas fases de aperfeiçoamento e estudos que tive nos últimos anos, sendo a última delas em 2014 em Boston, na Babson College – uma das principais instituições de educação empreendedora do mundo – e diversas pesquisas realizadas sobre o tema, relacionei a seguir 9 dicas de empreendedorismo para pessoas de todas as idades, e que considero ser informações bem importantes para quem deseja empreender com sucesso.

Não queira “abraçar o mundo”

É natural quando estamos em um processo de empreender, que o nosso cérebro funcione a “mil por hora”, ainda mais quando somos mais jovens. Desta maneira, várias ideias podem surgir – incluindo inclusive, projetos de empresas diferentes. Neste momento, o importante é direcionar as suas energias à apenas uma ideia, aposte naquela a qual você imagina e identifica como sendo a melhor, pois quem divide-se em múltiplas frentes, acaba por pulverizar os seus recursos e produtividade.

Faça o que você gosta

Para um empreendedor, o passo principal é atuar na área a qual ele mais se identifica, por exemplo: Você adora lidar com pessoas, é comunicativo, ou seja, possivelmente você dar-se-á bem lidando com pessoas e não se sentirá feliz atuando em uma atividade ou setor que tenha que dedicar 90% do seu tempo realizando cálculos e contas, e pouca comunicação. Vale lembrar que empreender não é uma tarefa fácil, mas quem faz o que gosta e ama, acaba tendo uma vantagem nas etapas mais difíceis da vida de empreendedor, afinal nestes momentos é a paixão que manterá você em pé e com vontade de fazer o seu negócio prosperar.

"Use e Abuse” da Internet

A Internet tem uma quantidade de informação praticamente inesgotável, e tem inúmeras fontes para consultar, aprender, compartilhar e estruturar o seu negócio. Você pode, pela web, entender como iniciar e montar a sua própria empresa, buscar conhecimento em cursos e treinamentos específicos, comunicar-se com outros empreendedores, partilhar as suas dificuldades, e hoje em dia até mesmo validar a sua ideia de negócio, obtendo feedbacks para aprimoramento da sua empresa startup. Podemos dizer que quem sabe utilizar os recursos que a internet tem a oferecer, tem uma grande mina de ouro em mãos.

A sua saúde é importante, cuide dela

Por vezes, nós deixamos a nossa saúde em segundo plano, ainda mais quando jovens que muitas vezes pensamos ser indestrutíveis, mas vale lembrar que não somos. O empreendedor deve se cuidar para poder aproveitar o crescimento de sua empresa, desta forma procure equilibrar a agitação da vida empreendedora, com refeições saudáveis e procure dormir bem. Importante também não esquecer de realizar exercícios físicos, pois diariamente estará realizando muito exercício mental. Exercícios físicos, além de fazer bem à saúde, é um grande aliado na luta contra o estresse.

Busque encontrar um mentor

O mentor será uma pessoa a qual ajudará a guiar os seus passos, e nela você poderá encontrar a experiência necessária para empreender com mais qualidade, e até mesmo usufruir de sua rede de contatos, que no futuro, pode ser um fator decisivo no crescimento da sua empresa. O mentor poderá agregar a sua experiência de vida, o seu conhecimento em empreender, e compartilhar as suas visões e lições aprendidas, afim de encurtar o seu caminho ou amenizar alguns dos obstáculos que estão por vir.

O uso da lógica, é fundamental

Na empolgação em abrir o seu próprio negócio, pode fazer as pessoas abdicarem de sua natureza humana, um dos recursos mais elementares, o pensamento lógico. Pense que além de definir o seu público-alvo, você deve saber vários outros pontos importantes para o sucesso. Por exemplo, um empreendedor que idealiza a abertura de um restaurante que funcione até tarde, ou como está na moda, 24 horas, não deverá escolher um ponto comercial onde a região praticamente funcione apenas até as 18 horas, horário o qual as pessoas vão embora e não exista circulação após o horário, isto trará inatividade e problemas ao seu negócio.

O negócio é seu, mas você ainda precisará obedecer

Muitas pessoas buscam empreender com o desejo de não ter mais chefe, pensam em acabar com o expediente de 8 horas diárias, e que não é mais necessário ficar ouvindo ordens e obedecê-las, já que agora o chefe é ela mesma. Mas aqui é importante ficar atento, pois ainda existem regras. Você deverá seguir o processo de formalização e registro do seu negócio e pagar impostos, por exemplo. Pior, um dia de expediente de 8 horas de trabalho, poderá ser substituído por dias de 12 a 14 horas, ou ainda horas sem dormir. Como empregado, se antes você apenas pensava em você, agora como empreendedor é preciso pensar e cuidar de seus colaboradores, motivando-os e pagando os seus salários direitinho, como disse, a vida de empreendedor não é fácil.

Saiba explicar o seu negócio em apenas uma frase

A sua ideia pode ser fascinante, mas é importante saber explicar o que a sua empresa faz em apenas uma frase. Se você tiver dificuldade de mostrar a sua área de atuação, pode ser que a sua ideia não seja tão boa assim. Além disso, os clientes que não sabem o que uma empresa faz, acabam por procurar a concorrência, caso a mensagem dela seja mais direta e simples que a sua. Para os famosos anjos– investidores, a tendência é a mesma, ou seja, ideias confusas não receberão aportes.

Não tenha medo de falhar, não tenha medo de desistir

Eu mesmo falhei por várias vezes em ideias e empresas a qual resolvi empreender, e existem casos onde 90% das tentativas de projetos falham, e digo-lhe que isto é normal. Se toda ideia fosse válida, não existiria necessidades na humanidade. O que ocorre, é que muitas pessoas tem medo de fracassar e acaba por postergar a implantação de suas ideias e até mesmo o fechamento de uma empresa. Existe aqui um fator importante que podemos nomear como desapego, ou seja, não deu certo e está lhe dando muito prejuízo sem perspectivas, diga adeus. Fracassar é aprender a não cometer os mesmos erros, e a cada novo projeto que você começar, as chances de cometer erros semelhantes será menor.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!