domingo, 19 de abril de 2015

Quiosques digitais oferecem Wi-Fi gratuita de alta velocidade em Nova York

Os LinkNYC vão substituir os antigos telefones públicos da cidade




O desenvolvimento da tecnologia mudou o hábito das pessoas. Quem antes procurava um telefone público para se comunicar com alguém, hoje tenta encontrar um bom sinal de Wi-Fi para mandar uma mensagem pelo Whatsapp ou Facebook. Por isso, em Nova York, os antigos postos de telefones estão sendo substituídos por quiosques digitais multifuncionais.

Os pilares da tecnologia, conhecidos como Links, estão sendo instalados nos cinco distritos da cidade e podem ser utilizados não só pra fazer ligações, mas também oferecem acesso à internet, compartimentos para recarregar a bateria de smartphones, além de emitirem sinal de Wi-Fi gratuito de alta velocidade que alcança um raio de 150 pés.

Desde que o prefeito de NY, Bill de Blasio, em novembro do ano passado, anunciou o projeto que iria instalar mais de 7 mil de Links pela cidade, a CityBridge, consórcio de companhias que ganharam o contrato, vem trabalhando na garantia do bom funcionamento do serviço, que está em fase de testes e feedbacks.

Os responsáveis pelo projeto querem atender não só a moradores da cidade, mas também a mais de 54 milhões de turistas que visitam Nova York por ano, que falam mais de 260 idiomas diferentes. A Control Group, companhia novaiorquina de tecnologia e design, elaboram os Links para que sejam "centrados no ser humano", buscando mostrar a diversidade de pessoas e culturas.

Devido a isso, o processo de desenvolvimento do software vai ser baseado em uma pesquisa etnográfica. Rachel Lahrer, que realiza a pesquisa de usuário para elaboração do Link, planeja entrevistar cerca de 100 nova-iorquinos de diversas regiões da cidade durante seis meses para definir perfis de usuários.

A Control Group busca entender como pessoas de diferentes origens, principalmente aquelas que estão à margem do meio digital, poderiam se beneficiar dos serviços oferecidos pelo Link. A pesquisa já está sendo realizada e começou a entrevistar pessoas que não têm acesso à internet em casa e nem no celular, e dependem unicamente de sinais abertos de Wi-Fi.

Outra preocupação é a questão da comunicação. O design interativo busca encontrar um meio termo, que através de ícones de marcas famosas (como o logotipo do FaceTime ou Skype para remeter a uma chamada de vídeo) e textos, o Link agrade a pessoas que sabem ou não ler e falar em inglês. O objetivo é que o LinkNYC se torne um tipo de “caixa eletrônico”, onde a pessoa acesse suas contas pessoais a, apertar um botão de logoff, encerre sua sessão e limpe todos os dados.

A Titan, uma das empresas da CityBridge e responsável pela veiculação de anúncios nos Links, prevê que US$ 500 milhões em receitas de publicidade seja gerados por ano, superando os US$ 50 milhões que são atualmente movimentados em Nova York.



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