Fatores essenciais para uma organização de sucesso. O que você tem que mais ninguém tem?
Atualmente ouvimos constantemente a palavra crise e junto com ela vêm concorrência acirrada, empresas afoitas por vendas, pressão em seus colaboradores, e demissões em massa. Tudo isto pela falta de vendas.
Será mesmo que a situação permeia somente pela crise? Ou será que é deixado de lado fatores importantes que demandam a piora desta situação neste período?
O sucesso está ligado fortemente a 3 fatores primordiais:
- Resolução de problemas;
- Inovação / Criatividade;
- Equipe eficaz.
A utilização da criatividade, inteligência, e o pensar fora da caixa são imprescindíveis. Faça novas combinações, deixe o pensamento disruptivo liderar, simplifique soluções e coloque-as em prática, teste e aperfeiçoe as ideias.
Peça sugestões aos seus colaboradores, clientes, fornecedores e parceiros. Esta união de ideias é muito valiosa e criam-se soluções inovadoras.
Nunca subestime a concorrência. Hoje o tempo é essencial, seja mais rápido que a sua concorrência.
Mas como fazer isto? Crie novas ideias a partir da co-criação, surpreenda com novos serviços e produtos, processos mais eficientes e simples, encante seu cliente, venda sempre valor e não preço, e ao final pergunte-se sempre:
“O que tenho que ninguém mais tem?
Bill Gates utiliza como DNA de sua empresa a seguinte frase e com ela podemos refletir um pouco: “Trabalhe para tornar seu produto obsoleto antes de seu concorrente”. Isto quer dizer, a cada valor agregado ao seu produto/serviço, já inicie o trabalho de encontrar novo valor que encante, e que surpreenda seu cliente. Não espere que a concorrência execute primeiro, pois somente os primeiros bebem água limpa.
Diferenciando-se da concorrência, você consegue vender valor e não preço, então tenha um atendimento que encante seu cliente, tenha líderes capacitados, treinados e aptos a gerar novos líderes para vários níveis de sua organização.
Pergunte-se sempre: meu cliente se sente especial? Ele se sente valorizado? O que estou entregando a mais para ele que diferencia meu produto? O que não entrego ao meu cliente? Como posso surpreendê-lo?
O cliente precisa ser seu fã, seu amigo, pois as empresas não vivem de vendas e sim da pós venda. Partindo deste princípio, certamente conquistará um relacionamento fiel e evangelizador da sua marca.
Neste novo tempo, os clientes querem ser surpreendidos, querem serviço ou produto com valor agregado, atendimento personalizado, confiabilidade, qualidade e eficácia em todo o processo. Este novo cliente não admite receber apenas um atendimento básico, mediano ou dos chamados “tiradores de pedido”.
Hoje procuram algo a mais. Querem ser recebidos com amenidades, com empatia, através de pessoas capazes de solucionar seus problemas e necessidades, entregando mais do que veio buscar: uma verdadeira experiência de compra agradável que o fará retornar e se fidelizar a você e à sua empresa.
E como manter-se neste sucesso após estar alinhado com o desejo do seu cliente?
É neste ponto que o “bicho pega” e muitas empresas viram “pó”.
O fator liderança é a chave essencial. É ela quem faz uma empresa ser vencedora ou perdedora. É necessário ter bons líderes para a formação de novos líderes em vários níveis de sua organização. Não esqueça que atrás de qualquer estratégia está um ser humano e o resultado positivo só será alcançado através das pessoas.
Em todo momento são vistos líderes que se esquivam de suas responsabilidades, que as transferem aos seus liderados nas soluções de problemas, e desta maneira demoram em proporcionar o retorno esperado pelos seus clientes. O erro primário está na seleção destes líderes, que são escolhidos muitas vezes com base em alguns conceitos, tais como: ser uma pessoa comunicativa, desembaraçada e que tenha um bom acesso com todos do departamento.
Para ser um bom líder, além das qualidades acima citadas, é necessário ter um conjunto de competências bem desenvolvidas.
Vejamos algumas: ter capacidade de produzir e conduzir uma equipe; ouvir seus liderados; fazer parte da criação de soluções inovadoras; trabalhar em equipe e não em grupo; coragem para aprender com o fracasso; formar novos líderes; ter curiosidade, procuram sempre novas possibilidades e levantam questões onde ninguém havia imaginado; e, o mais importante, ser receptivo a novas ideias, ajudando a conduzir sugestões internas para os demais departamentos e colhendo informações externas; escutar e dar atenção ao seu liderado, cliente ou numa observação do mercado e informar à empresa para que seja utilizada no desenvolvimento de valor agregado aos clientes.
Este líder se relaciona com vários setores da empresa, conhece cada um deles, seus problemas, suas sugestões, o que os desmotiva ou motiva, assim como seus parceiros externos. E forma sua equipe, com visão no futuro, nas tendências que estão por vir e já se prepara para estar e reinar no Oceano Azul.
Fonte: Administradores
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