quinta-feira, 17 de setembro de 2015

Como se preparar para crescer?

Especialista destaca pontos para crescer de maneira sustentável




Todo empreendedor quer crescer, obviamente. Muito esquecem, no entanto, que esse processo precisa ser pensado desde o momento em que o negócio nasce. Não é raro que empresários se percam pelo caminho tentando criar mecanismos para ordenar o negócio antes que ele cresça. E aí acabam burocratizando seus métodos e, consequentemente, criando entraves que podem ser fatais. O essencial, que é impulsionar o empreendimento, acaba sucumbindo diante de fórmulas prontas e modelos que não se encaixam naquele estágio em que a empresa se encontra.

A First Class ministrada por Adir Ribeiro, presidente e fundador da Práxis Business, usa o case da Chilli Beans como referência para elencar alguns fatores que considera essenciais para a construção dos alicerces do crescimento de qualquer negócios.

Adir ressalta que, antes de tudo, é importante ter em mente algumas coisas: ao contrário do que diz nossa bandeira, a ordem vem depois do progresso. Mais: não dá para crescer "deitado eternamente em berço esplêndido". E, por fim: é preciso construir - tanto a liderança quanto a equipe - a verdade futura da empresa, ou seja, um olhar à frente otimista.

Com esses requisitos atendidos, Adir destaca que é preciso considerar alguns pontos para crescer de maneira sustentável e minimizar as dores desse crescimento, que são inevitáveis. Os pontos são:

Planejamento

Nesse aspecto, ele destaca que é importante, além de trabalhar o desenvolvimento da visão de futuro, definir uma estratégia (mas levar em conta que existem diferentes modelos e que você precisar questioná-los antes de definir o seu), ter um posicionamento de marca e de mercado bem estruturado, uma proposta de valor eficiente, revisão sistemática dos métodos e gestão estratégica.

Mercado

Aqui, o fundamental é: saber identificar de maneira clara as necessidades e desejos dos clientes e não clientes, ter alta sensibilidade ao mercado para captar bem seus movimentos, desenhar produtos e serviços que se posicionem como soluções eficientes para problemas reais e inovar.

Expansão

Para crescer de maneira sustentável, é preciso saber identificar seu potencial de mercado, estudar novos modelos de negócios (formatos e canais de vendas, como lojas físicas, e-commerce, vendas diretas etc), considerar a possibilidade de interiorização (hoje existem pelo menos 3 mil municípios brasileiros completamente esquecidos pelas grandes marcas) e buscar também boas oportunidades de internacionalização.

Os outros pontos citados por Adir são: gestão, capital humano, governança corporativa e, no caso específico da Chilli Beans, a opção do franchising como ferramenta de expansão.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!