Para evitar problemas deste tipo, especialistas em segurança online orientam que os usuários jamais forneçam informações pessoais se a fonte não for confiável
Pesquisadores de segurança da ESET identificaram mais um golpe no Brasil que utiliza o mensageiro WhatsApp como meio para o roubo de dados. Para isso, os cibercriminosos usam uma falsa mensagem da rede de fast food McDonalds que redireciona o usuário para o link do golpe, em troca de um desconto falso no valor de R$ 500,00.
Ao clicar no link, o usuário é direcionado para o site http: //***iflrr.com/mcdonalds- e responde a quatro questões simples. Ao final do processo, uma mensagem na tela pede que o usuário forneça o seu endereço de e-mail e compartilhe a mensagem com os outros contatos do WhatsApp. Todo o processo é realizado com o GPS ativo, o que permite aos criminosos a localização exata dos usuários, aumentando ainda mais a chance de golpes.
Especialistas orientam que os usuários não forneçam informações pessoais se a fonte não for confiável, além de não instalar aplicativos não oficiais. Segundo a ESET, os golpes envolvendo marcas famosas estão se tornando cada vez mais comuns.
“Os cibercriminosos se aproveitam da relação de confiança que algumas marcas famosas possuem para enganar os usuários e roubar informações. Além disso, a alta popularidade do WhatsApp faz com que esse tipo de serviço vire alvo de crimes virtuais”, afirma Camillo Di Jorge, Country Manager da ESET Brasil. “ A forma como esses golpes são aplicados está cada vez mais aperfeiçoada, permitindo que os cibercriminosos façam o maior número de vítimas. Por isso, as pessoas precisam ficar muito atentas a esse tipo de ameaça e desconfiarem de qualquer promoção fora dos padrões”, finaliza Di Jorge.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!