segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Executivo deixa a Microsoft para construir bibliotecas ao redor do mundo

Com o "Room to Read", Wood pretende erradicar o analfabetismo infantil e a desigualdade de gênero na educação, construindo bibliotecas e fornecendo livros para os espaços




John Wood era executivo de uma das maiores companhias de tecnologia do mundo, mas desistiu de seu cargo para se dedicar a um projeto sem fins lucrativos de levar educação às crianças do Nepal. Este ano, o projeto "Room to Read" ("Espaço para ler", em português), chegou à marca de 10 milhões de crianças atendidas. Com o "Room to Read", Wood pretende erradicar o analfabetismo infantil e a desigualdade de gênero na educação, construindo bibliotecas e fornecendo os livros para os espaços.

Wood teve a ideia da organização quando descansava durante uma caminhada pelas colinas da cordilheira do Himalaia, no Nepal, em 1998. A confirmação que precisava para tirar o projeto do papel veio quando ele visitava uma escola na pequena cidade de Bahundanda. A instituição tinha uma biblioteca, entretanto haviam pouquíssimos livros no local e estes eram considerados tão valiosos que ficavam guardados em um armário com chave. Quando estava de saída, o diretor da escola pediu que, se um dia Wood voltasse ali, trouxesse consigo alguns livros.

Um ano depois, o ex-executivo da Microsoft voltou à escola de Bahundanda com 3 mil livros em mãos e a reação daquelas crianças foi o suficiente para que ele entendesse que estava no caminho certo.

"Cresci em uma família que gostava de ler e sempre valorizou a palavra escrita", disse Wood, que já conseguiu financiar 17.500 bibliotecas em todo o mundo. "Eu me deparei com a causa correta, no lugar correto e no momento adequado", conclui.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!