segunda-feira, 26 de janeiro de 2015

A Importancia da estratégia de marketing no comércio varejista de calçados

Dentre os ramos mais estudados da Administração, destaca-se o Marketing, onde é possível obter a multiplicidade de fatores voltados para designar expectativas ao cliente, fatores como: a atenção, o respeito, a preocupação constante em se identificar os desejos e necessidades dos clientes, direcionando todas as ações das empresas à satisfação dessas necessidades. Sabendo da importância de conhecer a estratégia de marketing como impulsionadora de vendas no comércio varejista de calçados localizado no município de Imperatriz MA, foi utilizada como metodologia a pesquisa bibliográfica, baseada em livros e artigos relacionados ao tema, assim como também uma pesquisa de campo, no qual foram aplicados questionários aos gestores e colaboradores que atuam neste setor do comércio local. A partir disso, constatou-se que a maioria de 82% dos gestores tem ensino médio completo, já em relação aos colaboradores esse número diminui para 67%. Embora a formação acadêmica seja requisito básico no mercado de trabalho, são várias as formas de atrair os clientes, desta forma, pode-se considerar que muitas vezes só a experiência no mercado pode ensinar tais habilidades. Diante dos fatos, é bastante pertinente, pois tem como objetivo analisar a importância do profissional qualificado para impulsionar as vendas a partir de estratégias de marketing no comércio varejista de calçados.





O presente trabalho partiu de uma abordagem dos fatores a serem considerados na formação de estratégias competitivas de marketing diante da forte concorrência de mercado que se apresenta no atual contexto globalizado. A importância do tema reside no fato de que a sobrevivência de uma empresa é resultado das estratégias que formulam e para que estas obtenham sucesso torna-se necessário o conhecimento dos elementos que integram no mercado e também, dos que se pode utilizar para atingir a diferenciação.

Buscou-se com a pesquisa, identificar meios para potencializar a atuação das empresas de revenda de calçados diante da realidade do mercado varejista, que através de estratégias mercadológicas possibilitem lidar com a concorrência. O trabalho foi desenvolvido a partir da observação do ambiente de mercado e das circunstâncias das quais as empresas de calçados dependem para sua atuação.

No Marketing deve se obter a multiplicidade de fatores voltados para designar expectativas ao cliente, fatores como: a atenção, o respeito, a preocupação constante em se identificar os desejos e necessidades dos clientes, direcionando todas as ações das empresas para atitudes produtivas.

É decifrar o que o consumidor quer e oferecer esse produto ou serviço a ele, agregando assim, uma oportunidade de negócio, conquistando o cliente de maneira que se obtenha sua fidelidade acima de tudo, renovando essa parceria gerada através da satisfação do seu consumidor em estabilidade no mercado, ou como diria Kotler (1999, p.54) "marketing é a arte de descobrir oportunidades, desenvolvê-las e lucrar com elas".

Muitas vezes, as oportunidades passam despercebidas, no entanto os executivos dependem de saber verificar a melhor fase em que o mercado está precisando de mudanças, desenvolver algo novo e fazer com que esse espaço seja fonte de lucro para o futuro da empresa.

Na perspectiva de melhor analisar sobre os diversos ambientes dos canais de marketing, devemos primeiramente priorizar os fatores internos existentes que permeiam o canal de marketing e o seu ambiente.

Porém, para Las Casas (2006, p. 29) as mudanças ambientais podem ocorrer devido a uma série de possibilidades. As variáveis mais comuns que afetam as empresas são: Ambiente político/legal; Ambiente social/cultural/demográfico; Variáveis econômicas; Concorrência; Tecnologia e Outras variáveis.

O conceito de estratégia é amplo, porém o propósito é estimular uma visão mais formalizada para estabelecer os procedimentos para o futuro escolhido.

Andrews (1974, p.59) define estratégia como:

Conjunto dos principais objetivos, propósitos e metas, e as políticas e planos essenciais para alcançar essas metas estabelecidas de tal forma que definam em que classe de negócios a empresa está ou quer estar e que classe de empresa é ou quer ser.

A estratégia é um recurso que oferece condições de mudança que atualmente atinge as empresas, essas por sua vez implementa a estratégia e notam que seu uso, é complexa porém seu custo muitas vezes é alto. Portanto, constantemente questionada sempre como ferramenta de gestão merece crédito, exercendo assim resultados não apenas para a empresa, mas também para as demais organizações.

De outro modo, já para Ansoff (1977, p. 101) diz que estratégia consiste em: "regras para a tomada de decisões em condições de desconhecimento parcial". Nesse ambiente de incertezas as empresas estão formulando estratégias mais detalhados, pois o mercado é dinâmico, e vários fatores pode modificá-lo, por isso a empresa tem que criar estratégias e assim estar preparadas a implicações futuras.

Acredita-se que a estratégia consiste na realidade de se executar ações para futuros objetivos organizacionais, de modo que a aplicação dos meios para que isso seja feito vise princípios e direções para a empresa.

A cidade de Imperatriz tem uma ótima localização geográfica e sempre foi conhecida pelo comércio atacadista, uma vez que atende dezenas de municípios em toda Região Tocantina. Diariamente, recebe consumidores do Maranhão, Tocantins e Pará.

No entanto, o comércio varejista de calçados também é visto como destaque e contribui para o crescimento econômico do município já que emprega centenas de pessoas, gerando cada vez mais emprego e renda.

Conforme dados da Junta Comercial do Estado do Maranhão – JUCEMA (2011), a cidade de Imperatriz possui cerca de 185 lojas de calçados registradas. Acredita-se que a cada ano esse número aumente gradativamente com os novos investimentos que chegarão, de modo a proporcionar mais arrecadação ao município e força para a economia local.

A elaboração para um levantamento de mercado deve estar interligado com os planos de marketing e a mídia que melhor fará diferença no momento de divulgar a marca, a imagem e apresentá-la à sociedade. Uma boa estratégia é também uma forma de atrair os clientes e, conseqüentemente, mantê-los e fidelizá-los.


Reportagem da Adm Anállya Sousa, Momento do Administrador, 26 de janeiro 2015.


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