Entenda como refletir sobre seu comportamento diante de uma situação, pode trazer melhores resultados para sua vida.
Se você busca a tal formula para a felicidade, saiba que ela não está em livros, na internet ou muito menos em artigos como este. Se existe essa tal fórmula, ela não poderia estar localizada em outro lugar senão dentro de você, sendo de sua responsabilidade fazer toda alquimia para que ela aconteça.
Na certa, você trabalha por melhores resultados todos os dias. Seja nos negócios, em seu trabalho ou qualquer outro aspecto da vida. Por mais que não pense nisso a todo momento, aposto que tem vontade de que as coisas sejam melhores em vários sentidos. Eu também sou assim.
No entanto, o que acontece é que nem sempre estamos conscientes do que deve ser feito para que a coisa toda saia como se espera, ou pelo menos, fique o mais próximo possível do que se deseja.
Isto ocorre, devido a muitos fatores externos de eventos que nos surpreendem a todo momento, e que muitas vezes achamos que não temos tempo para refletir, reagindo de maneira impulsiva ou até mesmo irracional, algo que se fosse feito com maior cautela, talvez não acontecesse. E é por causa disso que muita gente, quando tem uma reação que traz consequências negativas lamenta: Por que não pensei um pouco mais sobre isso? Chegando a conclusão de que se refletisse mais, teria agido de maneira totalmente diferente.
Certa vez em uma aula de psicologia do comportamento comecei a divagar com um professor sobre resposta e reação e ele prontamente anotou a seguinte fórmula no quadro: E+R=C.
Intrigada e sem entender, questionei o que seria aquilo e ele explicou que E, são os eventos da nossa vida e C são as consequências. Mas e R? Perguntei curiosa. R, é você que escolhe, respondeu ele com um sorriso. E pode ser sua reação ou sua resposta.
Essa fórmula mudou meu jeito de pensar e hoje quando me vejo diante de uma situação, sei que posso agir de duas maneiras distintas, reagindo ou respondendo, mas que também cada escolha, pode me trazer consequências diferentes.
Mas e qual a diferença entre reagir e responder?
Quando reajo a um evento, acabo por deixar as coisas se resolver de um jeito próprio, sem pensar, como que por reflexo. Já quando respondo a uma situação, significa que pensei sobre ela a ponto de tomar as rédeas da decisão que considerei mais adequada e que me trará determinada consequência e é neste ponto que está a grande diferença. Qual a probabilidade de você conseguir melhores resultados apenas reagindo a tudo o que lhe acontece? Na verdade, reagir te torna impulsivo e emocional e bem sabemos que esta nem sempre é a melhor saída porque nem toda tomada de decisão deve ter como base a impulsividade, ainda mais quando se trata de uma definição importante.
Isso me lembra a célebre frase de Pablo Neruda: “Você é livre para fazer suas escolhas, mas é prisioneiro das consequências”.
Por isso, toda vez que você tiver uma decisão importante a tomar, pense um pouco e veja se está reagindo ou respondendo ao acontecimento. É um esforço pequeno, mas que vai te trazer uma visão mais estratégica e controlada de seu comportamento. Desta forma talvez você não tenha controle total da situação, mas com certeza poderá ajustar seu comportamento para que se tenha a melhor consequência.
Portanto, toda vez que algo acontecer e que precise de uma atitude sua, pense por um momento e decida se vai responder ou reagir ao acontecimento. Seus resultados podem ser muito melhores, mas isso só depende de você.
Segue firme.
Momento do ADM, Gisele Meter - 04 de novembro 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!