Paul McDonald, especialista em recursos humanos, ensina como um profissional pode se apresentar em situações que exigem rapidez
Se você encontrasse Warren Buffett no elevador, o que faria para despertar o interesse dele?
Chamar atenção de alguém em apenas 30 segundos não é uma tarefa fácil. Segundo Paul McDonald, diretor executivo da empresa de Recursos Humanos Robert Half, poucas pessoas conseguem isto por que não estão acostumadas a resumir o que sabem fazer. McDonald listou oito maneiras para se apresentar em qualquer situação, inclusive a do elevador. Veja abaixo:
1. Saiba exatamente onde você quer chegar:
Sua apresentação deve responder a três questões: quem é você, o que você faz e onde você planeja chegar. Você precisa ser objetivo para que as pessoas possam te ajudar. “Observe seu currículo no LinkedIn e se aprofunde nele”, afirmou McDonald. Se você está desempregado, mantenha o foco da conversa em seus objetivos.
2. Seja objetivo:
McDonald aconselha que as pessoas listem seus pontos fortes, baseados em seus currículos. É preciso saber discutir sobre seu histórico profissional, conhecimento, habilidades e objetivos. Mantenha fora de discussão qualquer detalhe irrelevante que fuja do seu objetivo principal.
3. Conte histórias:
As pessoas amam ouvir histórias, afirma McDonald. Essa é uma maneira das pessoas lembrarem de você depois. Dale Carnegie afirma que nossas mentes são máquinas de associações, o que significa que é mais fácil lembrar de momentos quando há uma boa história envolvida.
4. Elimine os jargões:
Você precisa saber explicar quem é você e o que faz com rapidez. Para isso, evite terminologias e jargões de difícil compreensão. Simplificar ideias complexas é uma verdadeira arte, explica McDonald. Uma boa estratégia é se apresentar aos seus parentes e amigos, para ter a certeza de que você será compreendido por pessoas de diferentes áreas.
5. Tenha a certeza de que está sendo convidativo:
Após contar a sua história, observe a reação do ouvinte e se ele quer ouvir mais sobre você. Sua história é interessante o suficiente para isto? Se não, mude sua estratégia de apresentação.
6. Verifique o tempo:
Cronometre o tempo enquanto estiver praticando sua apresentação. Seu objetivo é contar sua história e perspectivas para o futuro em apenas 30 segundos. Se você não conseguir, corte alguns detalhes e tente novamente.
7. Faça vídeos da sua apresentação:
Você precisa saber como está contando sua história visualmente. Você é interessante? Consegue fazer com que as pessoas acreditem? As pessoas chegarão a sua própria conclusão no momento em que escutam, então faça tudo para deixar boas impressões. Relaxe, seja natural e sinta-se confortável com a sua história.
8. Apresente sua história para amigos:
Após realizar todas as etapas, pratique seu discurso com seus amigos e familiares. Peça o feedback deles. Pergunte o que poderia ser feito para deixar a história mais interessante. Pratique até que seja natural para você dizer em voz alta e convencer os ouvintes.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!