domingo, 9 de novembro de 2014

9 passos que vão ajudar você a concluir tarefas importantes com maior facilidade

Caminhar um pouco é um exemplo




Faltam poucas horas para o deadline do seu projeto e você começa a perceber que não vai dar tempo terminar - você deveria ter começado antes. Parece uma situação familiar? É um problema comum, que aflige aqueles que nunca conseguem começar algo importante com antecedência. Seja por preguiça, tempo mal administrado ou pouca força de vontade, muitas pessoas acabam caindo no hábito de deixar tudo para o último minuto. Se você é uma delas, as dicas abaixo podem ajudá-lo a livrar-se dessa prática tão prejudicial à carreira.

Confira:

1. Comece pelo mais difícil...

Você tem uma longa lista de coisas a fazer? Dê prioridade às mais difíceis. Depois de realizar o mais complicado, o resto será moleza.

2. ... Ou pelo mais fácil

O contrário pode ser a melhor opção para algumas pessoas. Comece pelas tarefas simples e pequenas, deixando o mais complicado para o final. Enquanto você diminui a lista de coisas a fazer, sua força de vontade aumenta. Mas, cuidado para não se atrasar: estabeleça um tempo máximo para lidar com as atividades fáceis. Assim, você poderá concluir o projeto difícil.

3. Seja gentil consigo mesmo

Sentir-se culpado por não alcançar as próprias expectativas não ajuda em nada. Não se cobre demais, nem se sinta derrotado, pois isso pode acabar com sua produtividade. Seja gentil consigo mesmo e otimista em relação ao futuro: isso lhe trará melhores resultados.

4. Cultive sua força de vontade

Com esforço, sua força de vontade pode crescer a cada dia. Para exercitá-la, tente realizar algo que você sempre adia, mesmo que seja por pouco tempo. Assim, você criará um hábito e será mais eficiente.

5. Faça uma coisa de cada vez

Você tem um enorme projeto que envolve pesquisas, leituras, entrevistas e redação? Divida-o em pequenas partes, assim você não se sentirá sobrecarregado. Trabalhos muito grandes podem parecer inalcançáveis. Mas, quando segmentados em pequenas metas diferentes, tornam-se mais fáceis de serem concluídos.

6. Vá dar uma volta

Pessoas que fazem exercícios regularmente têm maior força de vontade e são mais eficientes. Com atividades físicas, mais oxigênio chega ao cérebro, o que ajuda na produtividade. Você não precisa ir à academia todos os dias ou correr uma maratona. Uma caminhada no horário de almoço já ajuda.

7. Divirta-se um pouco primeiro

Assista a um episódio de seu seriado favorito, tire um cochilo, ou faça algo divertido antes de começar a trabalhar. Mas comprometa-se a iniciar a tarefa assim que o momento de diversão acabar. É como ter direito à sobremesa antes da refeição principal, se você prometer a si mesmo que vai comer tudo depois. 

8. Espere o inesperado

Esteja preparado para imprevistos. Nem sempre tudo corre como o planejado, pode ser que você tenha que deixar seu projeto de lado para se dedicar a outras coisas mais urgentes. Caso isso aconteça, faça anotações para não esquecer sua linha de raciocínio e saber onde você parou. Depois de lidar com a emergência, você saberá como voltar ao seu trabalho rapidamente.

9. Apenas comece

Não importa se o passo é pequeno. Iniciar uma atividade já pode colocá-lo no ritmo de trabalho. Se você tem um longo relatório para escrever, comprometa-se a fazer, pelo menos, a primeira linha. O importante é começar.



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