Segundo uma pesquisa da Universidade do Colorado, o segredo é sempre questionar como as opiniões do seu opositor poderiam ser colocadas em prática
Se você deseja mudar a opinião de uma pessoa, não questione o “por que” dela pensar de tal maneira. E sim, “como” suas ideias poderiam ser colocadas em prática. Essa teoria de como vencer uma discussão foi criada por Philip M. Fernbach, da Universidade do Colorado, em uma pesquisa intitulada “Extremismo político baseado pela ilusão do entendimento”. De acordo com a essa teoria, extremistas políticos perdem força quando precisam explicar como suas políticas criariam as mudanças que eles imaginam. O que não acontece quando eles listam as razões pelas quais estão certos.
Para o experimento, o pesquisador criou dois grupos de debates online. Os participantes deveriam opinar em assuntos controversos como o sistema de saúde americano e o Irã. Um dos grupos deveria não apenas listar os motivos pelos quais estariam certos, mas também explicar como suas teorias poderiam ser implementadas.
Os resultados corroboraram as teorias de Fernbach. As pessoas que precisavam explicar como colocariam as ideias em prática, diminuíram o extremismo e também a perspectiva do quanto eles entendiam, de fato, sobre os tópicos.
Os conselhos práticos do estudo podem ser divididos em dois tópicos:
1. Se você deseja vencer uma discussão, peça ao seu colega que traga as perspectivas dele para a realidade. Questione como tudo que ele disse pode ser colocado em prática.
2. Se você deseja continuar convencido de suas opiniões, não traga apenas motivos pelos quais você está certo - traga também maneiras de implementar suas ideias.
Fonte: Administradores
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!