Trajetória de sucesso, escassez de ídolos esportivos no país e trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna mantêm imagem do piloto viva na memória das pessoas.
A morte de Ayrton Senna completa 19 anos em 2013, mas a imagem do piloto de Fórmula 1, que teria feito 53 anos na semana passada, continua viva na memória das pessoas. As conquistas e o carisma fizeram dele um herói brasileiro que se mantém em destaque devido ao seu sucesso nas pistas, à escassez de ídolos esportistas no país e ao trabalho desenvolvido pelo Instituto Ayrton Senna.
Os diversos fatores transformaram o atleta em uma marca que
remete a valores como garra, determinação e patriotismo. Além disso, a
organização que leva o seu nome tem como foco ações em prol da educação, o que
contribui para que sua figura também seja atualmente sinônimo de responsabilidade
social. Graças a isso, o Instituto Ayrton Senna funciona com doações de pessoas
físicas, de empresas e por meio do licenciamento de produtos relacionados ao
esportista. Hoje 55% do faturamento da entidade vêm de quase 700 produtos
licenciados com três marcas ligadas ao seu nome.
As marcas Ayrton Senna (assinatura do piloto), Duplo S (em
formato de pista de corrida) e Senninha (personagem em desenho) têm a função de
captar recursos para a organização, levar valor às empresas parceiras e marcar
presença entre os consumidores para reforçar a imagem do esportista. “Ao se
associarem a essas marcas, as empresas não só fazem uma ação de Marketing como
também realizam uma ação social”, destaca Irineu Villanoeva Júnior, Gerente de
Marketing do Instituto Ayrton Senna, em entrevista ao Mundo do Marketing.
Valores e força
Ayrton Senna foi campeão mundial nos anos de 1988, 1990 e
1991, sendo o piloto mais jovem a conquistar um tricampeonato na Fórmula 1. O
recorde durou até 2012, quando Sebastian Vettel venceu por três anos
consecutivos. A relevância na modalidade de automobilismo em comunhão com sua
postura fora das pistas transformaram Senna em um exemplo de brasileiro. “Ele
foi um vencedor e tinha uma imagem muito boa. Por isso que até hoje está
associado à dedicação, persistência, foco e carisma. Ele mudou a forma como o
brasileiro acompanhava as corridas”, avalia Fabio Wolff, Sócio e Diretor da
Wolff Sports & Marketing, em entrevista ao portal.
Os poucos ídolos esportistas no país contribuem para que a
sua relevância nacional seja lembrada com ainda mais intensidade. Em comparação
com outros países, como os Estados Unidos, por exemplo, o Brasil tem poucos
nomes que alcançaram tal patamar. Apesar de muitos terem tido certa
notoriedade, é raro que os atletas trabalhem suas carreiras de forma
profissional, com gestão, planejamento e criação de marca. “Uma coisa é estar
no auge e ser conhecido e outra é continuar querido pelas pessoas quase duas
décadas depois de morrer”, avalia Rafael Plastina, Diretor da Nielsen Sports,
em entrevista ao Mundo do Marketing.
Uma pesquisa desenvolvida pela divisão de esportes da
Nielsen, entre 2007 e 2011 mostra que Ayrton Senna não só aparece entre os
esportistas mais lembrados do país como a lembrança do seu nome cresceu mais de
60% e a admiração das pessoas por ele aumentou mais de 40% no período. “O
Ayrton marcou gerações e o instituto resolveu de uma forma muito acertada
trabalhar a imagem dele”, destaca Rafael Plastina.
Visão positiva e vínculo emocional
A imagem do tricampeão é trabalhada por meio das marcas da
organização e de ações que visam manter sua memória viva, como exposições,
filmes e eventos. Todos os negócios gerados são revertidos nos programas
educacionais do Instituto Ayrton Senna, o que agrega características como
cidadania e responsabilidade social à figura do piloto. Ao mesmo tempo, os
atributos do atleta, como determinação e garra, fazem parte do conceito e das
iniciativas da ONG.
A fusão entre os valores e a imagem de ambos é um dos pontos
fortes das marcas Senninha, Duplo S e Ayrton Senna e uma particularidade que
contribui para que o instituto seja um caso singular no mercado. “Quando
fazemos um estudo sempre analisamos outras marcas nas quais podemos nos
inspirar, mas nesse caso não encontramos outras personalidades no país e nem no
exterior que viraram marcas com esse peso”, conta Ana Moura, Sócia e Diretora
da FutureBrand, empresa que presta consultoria à ONG na área de branding.
Grande parte dessa força está na empatia que as pessoas têm
pelo piloto e pelo trabalho do instituto, o que influencia o diálogo com o
consumidor e com as potenciais empresas parceiras. “Tudo o que uma marca mais
quer é criar um vínculo afetivo com os seus públicos e o instituto já parte
disso construído. Nas nossas pesquisas, não houve nenhuma pessoa com a qual
conversamos que não tenha demonstrado uma prospecção positiva e uma ligação
emocional com a marca”, destaca Ana Moura.
Modernização das marcas
Essa predisposição ajuda o instituto a receber doações e a
negociar a inserção de suas marcas em produtos, colaborando para que os
licenciamentos representem 55% da arrecadação total. Hoje são mais de 680 itens
licenciados, que contribuem para que sejam investidos R$ 20 milhões anualmente
para impactar cerca de 2 milhões de crianças e adolescentes do país por meio de
programas que identificam problemas na educação pública, desenvolvem soluções,
aplicam e disponibilizam conhecimento.
Por causa dessa importância, a consultoria da FutureBrand
pretende ajudar a organização a encontrar as melhores estratégias para
desenvolver ainda mais suas marcas. “Concorremos com muitas outras marcas que
são licenciadas e por isso precisamos nos atualizar e modernizar para
acompanhar a evolução do mercado”, analisa Irineu Villanoeva Júnior, do Instituto
Ayrton Senna.
Entre os pontos que precisam ser avaliados e talvez
reposicionados está a marca Senninha, que
perdeu força entre as crianças nos últimos anos. O fato de não ter uma
animação sendo exibida na televisão e de existirem muitos personagens
concorrentes são alguns dos motivos. Apesar disso, a figura tem como vantagem o
fato de conseguir dialogar também com o público adulto. “As pessoas que viram o
Senna correr veem no personagem uma continuação do piloto. Nós fazemos também
muitos eventos em que ele é o porta voz e vemos que funciona como uma forma de
um pai se conectar com seu filho contando quem foi o Senna”, explica Irineu.
Novas gerações e oportunidades
Além dos eventos e produtos com a marca Senninha, foi
recentemente relançada a revista em quadrinhos na versão passatempo. A
iniciativa é uma forma de se aproximar das crianças e faz parte das ações
voltadas para as novas gerações. Entre elas, as redes sociais são uma
importante plataforma de comunicação do instituto.
A fanpage, por exemplo, conta com mais de 1 milhão e 400 mil
fãs. “O Ayrton é uma forma de as pessoas se conectarem ao instituto e vice e
versa. Hoje os jovens estão muito ligados ao tema da responsabilidade social e
o fato da organização levar o nome do piloto faz com que eles tenham interesse
em conhecer sua história”, destaca o Gerente de Marketing do Instituto Ayrton
Senna.
As redes sociais, as ações de endomarketing, a publicidade
por meio do espaço cedido gratuitamente pelos veículos de comunicação e os
eventos são formas de divulgar a ONG e de relembrar as conquistas do piloto. Em
2014, quando o acidente que tirou a vida do atleta completa 20 anos, ocorrerão
uma série de iniciativas celebrando o legado deixado por ele e o aniversário do
instituto. “Será um momento muito interessante porque o mundo inteiro vai olhar
para o Brasil por causa da Copa e o Ayrton é um nome muito forte também no
exterior, como no Japão. Isso traz ainda mais oportunidades para nós”, opina
Irineu.
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