Levantamento aponta que o Twitter cresceu e ultrapassou o Facebook na preferência das empresas; índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%
O número de empresas brasileiras engajadas nas redes sociais
aumentou 25% em relação a 2010, chegando a 88%. É o que aponta o estudo Latin
America Social Media Check-up, realizado pela consultoria Burson-Marsteller. No
levantamento foram consideradas as principais redes sociais para o
relacionamento com o consumidor, como Twitter, Facebook, YouTube, blogs e
Google Plus.
O estudo aponta que 88% das companhias brasileiras utilizam
pelo menos uma das mídias sociais analisadas como plataforma de comunicação. O
índice está acima da média da América Latina, de 65%, e global, de 87%. O
Twitter se destacou como a plataforma que mais cresceu, sendo utilizado por 53%
das empresas analisadas na América Latina, contra 50% do Facebook. Desde 2010,
a média de seguidores por perfil corporativo analisado saltou de 19.023 para
66.958.
“O estudo mostra não só o aumento da presença das empresas
nas redes sociais, mais um crescente engajamento das organizações com seus
stakeholders”, afirma Ramiro Prudencio, CEO da Burson-Marsteller para a América
Latina.
“Mais da metade das organizações conversa com seus
seguidores através das respostas e retweets. O número de “Likes” por página no
Facebook cresceu exponencialmente. Hoje, as empresas não divulgam conteúdo, mas
estabelecem diálogo com suas audiências”, diz.
Além do crescimento no uso das mídias sociais como
plataforma de comunicação corporativa, o estudo aponta que as empresas têm
desenvolvido perfis diferentes para suas várias marcas, o que permite que elas
dialoguem com públicos específicos em mercados bem definidos.
“As organizações têm usado as redes sociais de maneira mais
estratégica, criando conteúdos direcionados para cada um de seus públicos”,
afirma Cely Carmo, Estrategista de Mídias Digitais para a América Latina.
“Conteúdo e linguagem são formatados para cada tipo de público”.
O Latin America Social Media Check-up 2012 analisou as 25
maiores empresas em faturamento na Argentina, Colombia, Chile, Mexico, Peru,
Porto Rico, Uruguai e Venezuela, além do Brasil.
Outros dados
- O uso do Twitter pelas empresas analisadas cresceu 53%;
- 52% das maiores empresas brasileiras estão no Facebook;
- As empresas brasileiras têm, em média, mais de 515.000 seguidores;
- 28% têm blogs corporativos;
- 40% das empresas brasileiras pesquisadas já estão no Google+
Fonte: Administradores.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!