Estudo mostra que 27% dos consumidores da América do Norte e
Europa ativam QR Code; veja seis dicas para turbinar as campanhas de marketing
com a ferramenta.
Aqueles símbolos cheios de pixels em preto e branco até
podem parecer antiquados, mas a sua funcionalidade é bem contemporânea. A
codificação Quick Response (QR) foi desenvolvido por uma empresa japonesa nos
idos de 1994 e consiste em um código de barras bidimensional que pode ser lido
por qualquer gadget equipado com uma câmera e um aplicativo específico. E o
melhor: a Denso-Wave, empresa que desenvolveu o padrão, resolveu abri-lo para
uso gratuito, sem receber royalties.
Com isso, diversos usos podem ser feitos do QR Code,
incluindo campanhas de marketing. No início de 2012, a empresa Rei do Mate
lançou uma campanha totalmente baseada em QR Code, com o tema do filme Alvin e
os Esquilos. Consistiu em um concurso cultural onde o código foi impresso em 2
milhões de copos; quando escaneado, o QR Code levava o usuário diretamente à
página do concurso.
O catálogo digital da Submarino também pode ser acessado via
QR Code, onde são oferecidos descontos de até R$ 30 reais aos clientes que
fizerem compras através do catálogo. Outra ação está sendo desenvolvida pela
Credeal, que está imprimindo o código no material escolar, para aproveitar o
período de volta às aulas.
Adoção
De acordo com o relatório Quick Response (QR) divulgado pela
Pitney Bowes, os códigos de resposta rápida estão ganhando aceitação cada vez
maior entre os consumidores da América do Norte e Europa. O uso do código QR
como relatado por mais de 5 mil consumidores entrevistados é de 15% em média, e
de até 27% entre os consumidores na faixa etária entre 18 e 34 anos de idade.
A pesquisa procurou saber se os usuários entrevistados já
tinham usado códigos QR e onde. Os resultados mostram que, em média, a maioria
dos códigos foram capturados de impressos. Revistas incentivam altos níveis de
interação com o código QR (15%), seguido por correio e embalagens (ambos com
13%), cartazes (10%), Web site (8%), e-mail (5%) e TV (4%).
QR Code e Marketing
No caso de impresso transacional como faturas e extratos, a
adição de códigos QR pode ajudar as empresas a entregar ações tangíveis,
agregando valor à peça. Por exemplo, um código QR em uma conta de serviço
público pode levar o cliente diretamente para um site de pagamento seguro na
Web. A conta é então imediatamente paga com a confirmação do valor.
Um aplicativo de mala direta pode apresentar clientes
selecionados com um convite para ler o QR code para mais detalhes. Uma vez
digitalizado, o código leva o cliente para uma página da Web personalizada onde
sua fidelidade é reconhecida e recompensada com uma oferta adequada.
Há dois elementos convincentes desta ferramenta de marketing
emergente:
1. O QR Code cruza os canais tradicionais e digitais,
agregando valor a ambos e é entregue através de um canal móvel, que está se
tornando rapidamente o canal preferido entre os consumidores. Os consumidores
responderam mais códigos QR encontrados em revistas, em embalagens e em malas
direta. Uma vez ativado corretamente, os códigos QR portam o consumidor para
uma agradável experiência digital. A recompensa para os consumidores pode ser
em cupons especiais, mais informações ou pontuação em programas de fidelidade.
2. Os códigos QR, quando implementados como parte de uma
campanha de marketing coesa são altamente mensuráveis, dando uma visão
transparente de como o consumidor viaja pelos canais, podendo chegar até uma
transação ou, pelo menos, chegar a uma prazerosa experiência com a marca.
De acordo com a Forrester Research, em 2010, apenas 1% dos
adultos nos EUA, com telefone celular, tinha usado o leitor de código de barras
2-D, em 2011, esse número subiu para 5%. E a tendência é aumentar cada vez
mais, já que a previsão para 2016 e que 1 bilhão de consumidores tenham smartphones.
"Os consumidores tornaram-se condicionados a fazer as
coisas na ponta dos dedos e os códigos QR são um recurso que permite fácil
acesso a cupons e ofertas ", disse Ronaldo Oliveira, diretor da Pitney
Bowes Software Brasil. "Os profissionais de marketing caminham em direção
a mensuração de resultados de suas campanhas em tempo real e os códigos QR
mostram como os consumidores mudam de atitude de um canal
para outro. Se você é uma loja de noivas local ou uma marca multinacional de
produtos embalados, os códigos QR são uma nova ferramenta de marketing
mensurável que está ganhando força com os consumidores".
Dicas
Confira abaixo seis dicas para os profissionais de marketing
implementarem os códigos QR em campanhas:
Concentre-se em peças impressas, como anúncios em revistas
ou embalagens;
Anexar uma mensagem que comunique valor ao cliente na
leitura do código;
Ofereça uma página de desembarque mobile amigável
Use QR Code para integrar seus programas de marketing
digital e físico
Meça e analise os resultados
Reconheça, agradeça e recompense seus clientes
Repostagem: Administradores.com.br
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