segunda-feira, 16 de janeiro de 2017

Planejamento e Ação

Quantas pessoas passam o ano fazendo planos para o próximo ano, seja na vida pessoal ou vida profissional e acabam se frustrando, pois os objetivos não são alcançados? Se você nunca viveu, provavelmente conhece alguma pessoa que passou por isso. Pois bem, com as empresas não é diferente.



É muito comum nos dias atuais, ouvirmos grandes gestores de grandes empresas falarem em uma expressão que para muitos se tornou um sinônimo de “palavrinha mágica”, que é o que chamamos de Planejamento. É Planejamento estratégico, é Planejamento Financeiro, é Planejamento de Vendas e por aí vai. Mas será que somente o Planejamento basta? 

Primeiramente vamos ao conceito de planejamento. “Planejamento nada mais é que é uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro, o trâmite adequado e reavaliar todo o processo a que o acoplamento se destina. Sendo, portanto, o lado racional da ação. Tratando-se de um processo de deliberação abstrato e explícito que escolhe e organiza ações, antecipando os resultados esperados. Esta deliberação busca alcançar, da melhor forma possível, alguns objetivos pré-definidos”. Ou seja, é uma ferramenta que ajuda os gestores a anteciparem os riscos e pensar qual a ação para evita-lo, ou quais os ganhos com um determinado investimento, tudo isso visando um ou vários objetivos. Logicamente que em alguns casos o planejamento pode falhar, porém as chances de erro são muito menores quando se planeja.

No entanto, de nada adianta o planejamento, se não praticar o significado de outra palavrinha tão mágica quanto a citada no primeiro parágrafo, essa damos o nome de ação. Vamos ao conceito de ação: “Ação é cometer ato, tomar providencia atuar, agir influenciar, influir, obrar, agir, causar construir, executar fazer, operar, proceder, comportar, manobrar originar portar, sair vir andar trabalhar.”  Ou seja ação é se mexer falando em um linguajar bem popular . A ação depende do planejamento, pois com um plano em mãos os membros da empresa saberão como e quando agir (ou pelo menos deveriam saber).

Por exemplo se uma empresa que produz sorvetes objetiva aumentar o seu lucro para o próximo ano, provavelmente ela fará uma série de análises e traçar um planejamento para conseguir tal êxito. Neste planejamento constará uma série de ações que deverão ser tomadas para o alcance do objetivo. Vamos supor que o objetivo da empresa seja o aumento de lucro em X% para o próximo ano e vamos supor que após muitas reuniões foi decidido que para conseguir esta marca, será necessário um aumento de receita em Y%, dito isso a empresa fará várias ações pré estabelecidas que lhe proporcionarão o atingimento da meta, caso contrário pode ser que seja muito difícil de se conquistar o que foi planejado.

Abaixo segue alguns exemplos de característica  para que Planejamento + Ação se transformem em objetivo alcançado.

1) Fazer um planejamento antes de qualquer ação. No mundo competitivo há pouco espaço para o achismo.

2) Dentro do planejamento precisa conter exatamente todas as ações e quais serão os responsáveis por elas, como as ações serão tomadas e quando serão, gosto de utilizar a planilha 5W2H, como exemplificado abaixo.

O que é? Quem? Quando Onde Porque Como Quanto
      -             -               -             -      -             -                -

3) Saber delegar as funções corretas para as pessoas corretas, afinal de nada adianta uma Ferrari nas mãos de que não sabe dirigir 

4) Seguir o planejamento. Ou seja ter muita disciplina no que foi proposto, inclusive com os prazos.

5) Revisão e análise do planejamento constantemente.

6) Se preciso refaça o planejamento. Pode ser que durante o planejamento chegou-se a conclusão de que o plano foi mal elaborado, é melhor refazer do que obter grandes prejuízos mais a frente.

7) Talvez tão importante quanto planejar: Agir. É o que foi exposto neste texto, fazer o planejamento e deixa-lo na gaveta, é o mesmo que terminar uma graduação e não entregar o Trabalho de Conclusão de Curso, não adianta nada, só se perde tempo e dinheiro.

Assim sendo, pode-se concluir que com planejamento, ação e empenho as chaces de se atingir os objetivos serão grandes, pois dessa forma fica mais simples conseguir medir e saber aonde focar ou investir mais para o próximo ano.

Daniel Godri empresário, administrador, palestrante, autor de tantos livros, entre outros predicados disse a seguinte frase: "Todo mundo nasceu para brilhar, só depende de cada um." E é o que eu desejo a você que está lendo este texto, que você brilhe neste ano que está por vir e lembre-se nós que devemos ser protagonistas da nossa própria história. Um forte abraço, um feliz ano novo e Sucesso.

Momento do ADM, Luan Marin - 16 de janeiro 2016.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigado pelo participação!