Mediante a um controle efetivo dos processos organizacionais e operacionais e com dados fidedignos e sempre atualizados, os indicadores de desempenho possibilitam identificar e corrigir prioritariamente possíveis problemas nas atividades organizacionais e operacionais, evitando prejuízos para os clientes e para a própria empresa. Interessa saber que variados tipos de indicadores fornecem um conjunto de informações alinhadas e encaixadas em grupos. Dentre alguns, podemos citar:
Indicadores de produtividade: Medida exata da eficácia e eficiência dos processos empresariais relacionados à produtividade hora/colaborador, hora/máquina, ou seja, estão correlacionados ao uso dos recursos da empresa com relação às entregas finais. Ainda segundo Kenneth Corrêa (2014) indicadores de produtividade são muito importantes, uma vez que permitem uma avaliação precisa do esforço empregado para gerar os produtos e serviços. Além disso, devem andar lado a lado com os de Qualidade, formando, assim, o equilíbrio necessário ao desempenho global da organização.
Indicadores de qualidade: Segundo visto acima, esse indicador está diretamente relacionado aos indicadores de produtividade, uma vez que ajudam a identificar e entender qualquer desvio ou não conformidade durante o todo o processo produtivo. Um exemplo de indicador de qualidade, pode ser o nível de perdas, onde a quantidade de perdas ocorridas durante um período é comparada com o nível de aceitação estabelecido.
Indicadores de capacidade: Medem a capacidade de resposta de um processo no que diz respeito a relação entre as saídas produzidas por unidade de tempo. Os resultados deste indicador associados aos indicadores de produtividade e qualidade apontam para o nível de competitividade da organização, logo conclui-se que índices da produtividade e de qualidade não garantem aumento ou bom percentual Market share, se por falta de capacidade a empresa não atender os clientes interessados em seu produto ou serviço em tempo considerado satisfatório. Podemos citar como indicadores de capacidade, por exemplo, a quantidade de entregas por mês, quantidade de produtos produzidos por dia.
Indicadores estratégicos: Permitem avaliar como a empresa se encontra com relação aos objetivos que foram estabelecidos anteriormente, revelam o quanto a organização se encontra alinhada ao cumprimento de sua missão e visão. Retratam o desempenho em relação aos fatores críticos de sucesso para a empresa. Além disso, indicam e concedem um comparativo do cenário atual da empresa com relação ao que teria de ser.
Os indicadores, independentemente de em qual grupo se encontram, são de igual modo importantes, visto que fornecem a visão que a organização precisa para enxergar seus processos organizacionais e operacionais e assim obter uma base sólida para alinhá-los aos objetivos traçados.
Cabe ainda acrescentar os indicadores de desempenho podem ser utilizados para acompanhar a performance da organização, como:
Indicadores de lucratividade: Que traduz a eficiência operacional obtida sob a forma de valor percentual e indica ganho que a organização é capaz de gerar sobre os processos que desenvolve para oferecer produtos e serviços.
Indicadores de efetividade de vendas: Índice de controle em cada negociação realizada, podendo ser mensurado de modo a estabelecer correlação entre número de vendas efetivamente fechadas e o total de oportunidades que foram abertas em determinado período. Ademais, se os índices forem medidos considerando as etapas da negociação, será possível identificar onde está o gargalo no funil de vendas, entender o que faz o cliente desistir da compra, da contratação do serviço.
Outros indicadores além dos citados acima podem e devem ser utilizados pela organização de acordo com seu ramo de atuação. Cabe a empresa entende quais medições precisam ser feitas visando aumentar seu desempenho no mercado.
Momento do ADM, Adm. Suelen Accioly - 11 de março 2017.
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