
Desenvolvendo a Habilidade de Liderar
Alguns acreditam na possibilidade de liderança apenas como um dom. Nasce-se com essa habilidade e pronto. Até afirmam: quem é líder, nasce líder.
Vamos então aos esclarecimentos: algumas pessoas possuem essas habilidades desde a infância, como é o caso de crianças que desde cedo assumem a postura de gerenciar seus colegas nas atividades. Outras pessoas, contudo, nunca lideraram na vida, e quando se vêem numa real necessidade, assumem esse papel com maestria. Então, nesse caso, como explicar ?
Inicialmente referencio uma frase de Henry Ford que diz : "Se você pensa que pode ou se pensa que não pode, de qualquer forma você está certo". Ford foi um grande empreendedor, que começou sua carreira como aprendiz e não se contentou com sua situação. Lutou para mudá-la, e depois de qualificar-se, introduziu o sistema de linha de montagem, permitindo a produção em larga escala de automóveis, viabilizando seu custo. Suas técnicas de produção em série foram adaptadas e utilizadas nos mais diversos setores da indústria e tornaram seu criador admirado em todo o mundo.
Percebe-se, com esse relato, que nós podemos ser aquilo que queremos ser, e se você deseja ser um líder, e acredita que não nasceu com esse dom, precisa dar o primeiro passo, que é sair da zona de conforto e desenvolver essa habilidade. Para isso, comece praticando algumas mudanças em sua vida:
1- Estude, qualifique-se.
2- Leia.
3- Pratique os conhecimentos adquiridos.
4- Seja resiliente.
5- Comece já!
Quando refiro-me a estudar, digo, busque cursos, palestras, faculdades e novos conhecimentos para agregar seu crescimento. Recomendo alguns livros que lhe ajudarão nessa empreitada, como: O monge e o executivo (James C. Hunter), Os Sete Hábitos das Pessoas altamente eficazes (Stephen R Covey). Depois de adquiridos conhecimentos, coloque-os logo em prática e seja resiliente, não deixe que as dificuldades da vida te façam parar ou desistir.
Não tenha medo do sucesso ! E lembre-se: Você pode ser, o que quiser ser.
Momento do ADM, Jaciara Alves de Souza Santos - 13 de agosto 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!