
As pessoas que compõem uma equipe trazem com elas suas experiências, emoções, motivações e padrões de comportamento que são formados fora da equipe, isto é, no meio social em que vivem. Mas devemos lembrar que a equipe exerce influência na vida de cada membro, assim podemos concluir que ela é também um fator social importante.
A influência do meio social dá-se de duas formas principais: por aculturação e por socialização.
Aculturação é aquela transmitida à criança sistematicamente, por meio dos conselhos dos mais velhos, dos professores e dos livros. Trata-se da educação formal, caracterizada pela influência do adulto sobre a criança.
Socialização é aquela feita assistematicamente pela incorporação de padrões dos grupos por onde a pessoa vai passando ao longo dos anos, como, por exemplo, os de recreação, esporte, religião e outros. Trata-se da educação informal.
A aculturação é um processo mais difícil de mudar, por estar arraigado à estrutura adquirida ao longo da vida.
Porém, a socialização está aberta à influência do que a equipe emana. Esta tem como influenciar comportamentos por meio da socialização, quando determina os objetivos a serem alcançados, as regras que regem o trabalho, a ética na equipe, a cooperação, a compreensão e mais tantas outras características.
Esses e outros fatores acabam por ter uma ação sobre o sujeito, modificando seu comportamento perante as situações.
Portanto, é papel do gestor reconhecer esse fator para avaliar os padrões de comportamento que cada integrante trouxe e criar estratégias que propiciem mudanças com vista a alcançar a meta proposta.
Fonte: Portal da Educação
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!