
Sempre que falamos em relações humanas e seus novos desafios na gestão das organizações, não podemos deixar de citar o processo do empowerment; ou traduzindo em miúdos: Uma ação da gestão estratégica que visa dar respostas à necessidade das organizações de atuarem com maior rapidez e poder de decisão individual e coletiva para atingir metas do empreendimento. É a busca de respostas adequadas através da participação ativa do capital humano das empresas.
Empowerment é delegação de poder e liberdade nas ações corporativas com participação ativa dos colaboradores na gestão do negócio, assumindo responsabilidades e liderança de forma compartilhada.
O processo do empowerment é fundamental para criar um ambiente rico em mudanças comportamentais e técnicas, facilitando o surgimento e desenvolvimento de líderes nas empresas. Já que lideres podemos dizer que são aqueles que têm competência para conduzir mudanças.
Descentralizar decisões é criar integração e motivação nas pessoas que fazem parte do time. Na maior parte das empresas elas acabam ficando no ostracismo e deixam de ter oportunidades e de mostrarem seu potencial.
Dar poder a uma pessoa é a melhor forma de conhecê-la mais de perto, de poder analisar os valores humanos que sua empresa possui e quem sabe descobrir que há talentos em sua equipe para reter. Para isso você e sua empresa precisam estar preparadas; saber das responsabilidades que o poder traz com ele.
Certa vez assisti em um filme onde um pai pouco antes de sua morte diz ao filho único na tentativa de orientá-lo para a vida: ‘‘ Quanto maior seu poder, maior serão suas responsabilidades meu filho’’! O filho incrédulo e com raiva do pai, virou as costas e saiu andando. Poucos minutos depois o pai sofre um assalto e é morto por assaltantes. O filho quando sabe da morte do pai, chora e se vê sozinho no mundo e aquela frase nunca mais saiu de sua memória.
Essa história triste nos passa a mensagem que a liberdade deve ser conquistada com preparo. De nada adianta termos liberdade, mas não saber o que fazer com ela.
O empowerment é isso! Preparar com responsabilidade compartilhando informações, valorizando as pessoas e não desmotivá-las com imposições, regras injustas ou descarte de suas competências por puro rancor ou orgulho.
Saiba os requisitos do Empowerment:
- Tenha tolerância a erros;
- Desenvolva a prática da confiança;
- Tenha visão do todo e não somente do que está a sua frente;
- Tenha fixação de metas para alcançar;
- Avalie seus resultados e você mesmo; conheça a si mesmo;
- Nunca deixe de estar motivado para um novo desafio.
O empowerment faz relação direta com a cultura organizacional. Portanto, prepare sua empresa para um ambiente de inovação comportamental, crie uma explosão de igualdade, tolerância e satisfação em sua equipe. Eles estão ávidos a participar e serem vistos com mais atenção e valor.
“Quem planta respeito e confiança colhe admiração e prosperidade”!
Momento do Administrador, Rogerio Novaes Arantes - 17 de janeiro 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!