
Começa a etapa final do Planejamento de um Projeto.
A proposta do produto da fase de concepção e preparação do projeto. A proposta é o instrumento de apresentação das ideias da equipe e servirá de base para a decisão de iniciar, aprovar ou patrocinar o projeto.
Nesta fase é onde veremos se o projeto é viável ou não.
Avaliação de Viabilidade
• Realizada após a formulação do plano de projeto
- Considera diversas dimensões que afetam ou são afetadas pelo projeto.
• Análise da viabilidade financeira
- Determina se o cliente dispõe dos recursos financeiros necessários para a realização do projeto ou se pode capturar estes recursos.
• Análise de viabilidade de cronograma
- Determina de o produto pode ser desenvolvido no tempo estimado e se este horizonte de tempo é compatível com as demandas do cliente.
• Análise de viabilidade econômica
- Determina se os benefícios gerados pelo produto dão relevantes e se sua relação custo/benéfico é aceitável.
• Análise de viabilidade tecnológica
- Determina se a tecnologia necessária (ou selecionada) para o desenvolvimento do projeto é dominada pela empresa ou se existem meios de adquirir o conhecimento em tempo hábil.
• Análise de viabilidade de recursos
- Determina se existem recursos disponíveis para a realização do projeto, se estes detêm o conhecimento necessário ou se podem ser treinados em tempo hábil.
• Análise de viabilidade social
- Determina se o produto terá impactos aceitáveis ao meio ambiente e a sociedade onde se encontra o cliente.
Importante! Esta fase caracteriza-se pelo comprometimento da empresa em dar prosseguimento à fase seguinte. Se não houver este comprometimento ou empenho, é melhor não prosseguir.
A formalização do início de um projeto pode ser feita por meio de um documento que denominamos de Proposta de Projeto ou Contrato de Projeto.
Uma vez aprovado o projeto, deverá ser nomeada a pessoa responsável por sua execução.
Caberá a este Gerente de Projeto e a sua equipe passarem a se preocupar com o Processo de Planejamento do Projeto.
O objetivo desta fase é obter o comprometimento da organização para o início da próxima fase do projeto.
Aprovação do Projeto
Depois que todos concordarem, é necessário obter a aprovação formal do Plano.
Quem deve aprovar:
Cliente e principais envolvidos.
Fonte: Portal da Educação
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