
Há dúvidas e confusão generalizada no uso dos termos que dão título a este Boletim.
Eu vou dar uma versão, e uma tentativa de integração destes termos, dentro dos conceitos da área de administração.
O que é EFICAZ?
EFICAZ (ou eficácia) refere-se a fazer o que deve ser feito. Este conceito tem a ver com o foco em uma determinada direção (visão) e concentração de energia (recursos humanos, materiais e financeiros) para a execução da missão.
O que é EFICIENTE?
EFICIENTE (ou eficiência) refere-se a como fazer o que tem para ser feito. Este conceito refere-se a como as “coisas” são feitas, aos valores, à visão, comportamentos, atitudes, métodos, procedimentos e estilos e está na presente em toda a empresa.
O que é EFETIVO?
EFETIVO (ou efetividade) refere-se a fazer certo as coisas certas, com qualidade. Este conceito engloba os dois anteriores, acrescido da qualidade.
Nas aplicações empresariais, uma figura pode transmitir melhor a integração de conceitos, o que apresentamos no gráfico abaixo.
Momento do Administrador, Carlos Alberto de Faria - 07 março 2016.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Obrigado pelo participação!