Descubra quais são as principais práticas de negócios que
tornam as Empresas Mais Admiradas extremamente bem-sucedidas.
A Hay Group, empresa global de consultoria de gestão de
negócios, em parceria com a revista Fortune, elabora anualmente uma lista para
identificar as Empresas Mais Admiradas do Mundo e descobrir as práticas de
negócios que tornam essas empresas extremamente bem-sucedidas. (Obs: informo
que estou ciente do Efeito Halo, mas a pesquisa tem sim os seus méritos).
Dentre as práticas citadas, eu separei três delas, que estão
adaptadas logo abaixo:
Capacidade de Execução
”O que precisa ser feito não é nenhum segredo. O desafio é
colocar a estratégia, os sistemas e as capacidades em prática e, em seguida,
conduzir a implantação e a execução”. (A. G. Lafley, ex-CEO da Procter &
Gamble).
O mero conhecimento das melhores práticas não é o que
determina o sucesso competitivo para as empresas, é preciso ter a capacidade de
implementar e sustentar essas práticas. A maioria dos administradores pode
apontar com facilidade as coisas certas a fazer, mas o que distingue as grandes
empresas das outras é a capacidade de tornar o ideal real.
É como aquele seu amigo que sabe tudo sobre mulheres, mas
que nunca apareceu com alguma. Ou aquele seu tio que sabe tudo sobre educação
financeira, mas que vive sem dinheiro.
Clareza e Coerência
“Metas claras e simples não significam muito se não forem levadas
a sério. A incapacidade de fazer o acompanhamento é generalizada nas empresas,
e representa umas das principais causas da execução deficiente.” (Ram Charan,
em seu livro Execução).
Os valores das Empresas Mais Admiradas são muito claros a
todos os seus funcionários, pois tais empresas agem constantemente no intuito
de divulga-los. Elas não acham que os seus funcionários deveriam conhecer os
seus valores, elas os comunica para que todos tenham certeza. Com base neles,
cada um sabe o que pode ou não pode fazer, agilizando assim as tomadas de
decisão e facilitando a autonomia de cada colaborador.
Isso me recorda um caso de uma empresa que tinha como um dos
principais valores a simplicidade, e que flagrou um antigo diretor esbanjando
gastos em uma viagem de negócios paga pela empresa. Como o valor em questão
sempre foi muito claro a todos, o mau exemplo não poderia ficar impune. O
resultado dessa atitude? Rua.
Fidelização do cliente e construção de capital humano
“Se você quer saber onde a empresa está agora, examine suas
informações financeiras, mas se quer saber onde a empresa estará daqui a 5 ou
10 anos, examine a qualidade de seu relacionamento com os clientes e a
qualidade de seu quadro de funcionários.” (Autor desconhecido).
As métricas de desempenho dessas empresas tendem a ser mais
orientadas para o futuro, enfatizando a fidelização do cliente e a construção
de talentos organizacionais.
Isso significa que muitas vezes a empresa poderá perder uma
venda, por não dispor de um produto adequado às necessidades do seu cliente no
momento, para preservar o relacionamento em longo prazo.
E você, conseguiu identificar na sua empresa algumas dessas
práticas?
Fonte: Administradores


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