Os micro-ônibus são comandados por um sistema que planeja
rotas inteligentes, de acordo com o destino dos passageiros
Uma mistura entre táxi e ônibus é a mais nova opção de
transporte público sendo testada em Helsinque, Finlândia. O Kutsuplus é um
automóvel estendido, como um micro-ônibus, com 9 lugares disponíveis. O híbrido
de táxi e ônibus tem as facilidades e rapidez do primeiro, mas cobra um preço
comparável ao segundo pelo serviço. Pode ser uma alternativa interessante
diante do congestionamento das grandes cidades.
A tecnologia por trás do Kutsuplus é sofisticada: os
passageiros que tiverem interesse em utilizar o transporte devem acessar um
site, onde farão um cadastro rápido; depois disso, devem fazer o pagamento da
tarifa, que está entre preço do ônibus e do táxi: além dos €3,50 pagos
inicialmente, mais 45 centavos por quilômetro.
Feito isso, o usuário informa no site o lugar onde quer
parar e em que horário. Isso porque a ideia do transporte é juntar grupos
pequenos de pessoas que estão indo a lugares próximos na cidade. Dessa forma, o
sistema Kutsuplus calcula trajetos e agrupa passageiros, de forma que a rota
completa seja a mais rápida e eficiente possível para todos.
O sistema indica um local para o passageiro entrar no
Kutsuplus, onde o passageiro mostra ao motorista seu número de confirmação,
obtido no site, de forma que poderá se juntar aos outros. O motorista o deixará
num ponto o mais próximo possível de seu local de destino, e no veículo há um
mapa digital que mostra o trajeto que deverá ser feito à pé pelo passageiro,
orientando-lhe para chegar ao seu destino final.
O sistema está sendo testado na capital finlandesa, com 10
micro-ônibus circulando entre as 7h30 e as 18h30, havendo ainda previsões para
que este número aumente. Em cidades maiores com certeza será mais difícil
implementar o sistema (Helsinque tem apenas 604 mil habitantes), mas a ideia é
válida, e pode ser pensada a nível de bairros e distritos, no caso de grandes
metrópoles.
Perueiros modernos?
É difícil não pensar nas peruas, vans e outros transportes
alternativos que circulam no Brasil (muitos, inclusive, de maneira ilegal)
quando ouvimos falar do Kutsuplus. Na prática, já temos algo parecido com a
proposta por aqui. Por que não aperfeiçoar para um modelo como o do primo
finlandês?
Fonte: Administradores


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