A administração de marketing é a arte e a ciência de
escolher mercados-alvo e obter, manter e multiplicar clientes por meio da
criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente
(KOTLER, KELLER, 2006). O conceito de marketing é mutável, pois tem a
necessidade de atualizar-se constantemente, marketing é e deve ser sempre atual
Segundo a definição da American Marketing Association (AMA),
“Marketing é a atividade, conjunto de instituições e processos para criar,
comunicar, entregar e trocar ofertas que tenham valor para consumidores,
clientes, parceiros e sociedade em geral”.
A administração de marketing é a arte e a ciência de
escolher mercados-alvo e obter, manter e multiplicar clientes por meio da
criação, da entrega e da comunicação de um valor superior para o cliente
(KOTLER, KELLER, 2006). O conceito de marketing é mutável, pois tem a
necessidade de atualizar-se constantemente, marketing é e deve ser sempre
atual. Para Boone e Kurtz (2009) a palavra marketing, por abranger amplas
ideias e atividades, tem sua definição confundida com a atividade de suas
ferramentas, a maioria das pessoas liga o marketing com propagandas e vendas
tornando comum a ideia de que o marketing começa quando o produto ou serviços
estão prontos. “Mas, marketing também envolve analisar as necessidades do
consumidor, garantir informações precisas para desenhar ou produzir produtos ou
serviços que estão de acordo com as expectativas dos consumidores e
fornecedores” (BOONE, KURTZ, 2009 p.9). Las Casas (2012) ainda reforça a
importância do ambiente de atuação e os impactos neste tipo de relação do
marketing, afirmando que:
[marketing] engloba todas as atividades concernentes às
relações de troca, orientadas para a satisfação dos desejos e necessidades dos
consumidores visando alcançar determinados objetivos de empresas ou indivíduos
e considerando sempre o ambiente de atuação e o impacto que essas relações
causam no bem estar da sociedade (LAS CASAS, 2012 p.10).
Cordeiro (2006) definiu o Marketing como a análise do
comportamento do consumidor para buscar satisfazer seus desejos e necessidades
através de ações, produtos e serviços que os faça se encantarem induzindo-os ao
consumo.
Para Churchill e Peter “marketing é o processo de planejar e
executar a concepção, estabelecimento de preços, promoção e distribuição de
ideias, produtos e serviços a fim de criar trocas que satisfaçam metas
individuais e organizacionais” (CHURCHILL, PETER, 2000, p.4).
Colocando de uma forma mais ampla, podemos dizer que o
marketing é a entrega de satisfação para o cliente em forma de benefício
(KOTLER, ARMSTRONG, 2003). Desta forma, a busca constante das organizações pela
satisfação dos consumidores tem uma relação direta com sua capacidade de
demonstrar, maximizar e estimular para estes os benefícios dos seus produtos,
partindo das necessidades e dos desejos do seu público alvo.
Para atender a essas necessidades, Kotler e Keller (2006)
dividem as demandas do Marketing em 8 tipos: negativa, inexistente, latente, em
declínio, irregular, plena, excessiva e indesejada, tendo como foco principal
sempre o cliente e como ele percebe o valor dos produtos ou serviços que lhe
são oferecidos. O conjunto de valor e satisfação percebidos pelo cliente é o
que vai direcioná-lo a escolha conforme apresenta Kotler e Keller: “O produto
ou oferta alcançará êxito se proporcionar valor e satisfação ao comprador-alvo.
O comprador escolhe entre diferentes ofertas com base naquilo que parece
proporcionar o maior valor” (KOTLER, KELLER, 2006, p.33).
Para Las Casas (2007) o processo da oferta de valor é o
grande diferencial percebido pelos clientes não ficando somente concentrado no
produto ou serviço ofertado. E esta percepção cada vez mais apurada dos
clientes em relação ao valor e satisfação, cria consumidores com maior
conhecimento dos produtos e serviços, pois as informações estão cada vez mais
acessíveis conforme Kotler e Keller ressaltam:
Os clientes estão exigindo cada vez mais qualidade e serviço
superiores, além de alguma customização. Eles percebem menos diferenças reais
entre produtos e mostram menos fidelidade a marcas. Eles também podem obter muitas
informações sobre produtos por meio da Internet e de outras fontes, o que
permite que comprem de maneira mais racional. Os clientes estão mostrando maior
sensibilidade em relação ao preço em sua busca por valor (KOTLER, KELLER, 2006,
p.48).
Para buscar satisfação, valor e retenção de clientes Kotler
e Keller nos trazem uma citação muito
apropriada: “Já não basta simplesmente satisfazer clientes. É preciso
encantá-los” (KOTLER, KELLER, 2006, p.55). E para reforçar esta ideia apontam
que:
Satisfação consiste na sensação de prazer ou desapontamento
resultante da comparação do desempenho (ou resultado) percebido de um produto
em relação às expectativas do comprador (KOTLER, KELLER, 2006, p.58).
Para possibilitar que os profissionais do marketing sejam
bem sucedidos e alcancem a satisfação dos clientes, se faz necessário o estudo
do comportamento do consumidor, que permite conhecer o que querem e desejam os
consumidores, e ainda o modo como estes tomam suas decisões de compra e
utilizam os produtos e serviços (SHETH, MITTAL, NEWMAN, 2001).
COMPORTAMENTO DO CONSUMIDOR
O comportamento do consumidor, para Solomon (2011, p.33) “é
o estudo dos processos envolvidos quando indivíduos ou grupos selecionam, compram,
usam ou descartam produtos, serviços, ideias ou experiências para satisfazer
necessidades e desejos”.
Pode-se compreender necessidade como um motivo biológico
básico e o desejo como o modo que nos foi ensinado pela sociedade para
satisfazer essa necessidade. Ou seja, a necessidade já existia inicialmente.
Assim, a tarefa dos profissionais do marketing consiste simplesmente em
recomendar modos de satisfazer as necessidades a partir de sua identificação. O
marketing não objetiva criar tais necessidades, mas sim criar a consciência de
sua existência (SOLOMON, 2011).
Desejos se iniciam com a percepção de uma necessidade, o
impulso interior para atendê-la é denominado motivação e, os profissionais do
marketing precisam saber o que motiva os clientes para conseguirem atendê-los
conforme salientam Churchill e Peter (2000). Sheth, Mittal e Newman ainda
dividem a motivação em dois componentes: a moção ou excitação e o objeto alvo.
Definindo-os: “uma moção é um estado interno de tensão que produz ações que
visam reduzir esta tensão. Um objeto-alvo é algo no mundo externo cuja
aquisição vai reduzir a tensão” (SHETH, MITTAL, NEWMAN, 2001, p.326).
A abordagem mais influente e conhecida sobre a motivação foi
proposta por Abraham Maslow, conhecida como a hierarquia de necessidades de
Maslow que foi originalmente desenvolvida para compreender o crescimento
pessoal. Posteriormente os profissionais do marketing adaptaram esta abordagem
para a utilização no estudo da motivação dos consumidores (SOLOMON, 2011).
Segundo a teoria de Maslow (Apud SHETH, MITTAL, NEWMAN,
2001) as necessidades de níveis superiores ficarão dormentes enquanto as de
nível mais baixo não forem atendidas.
Com base na hierarquia de Maslow e através de estudos os
profissionais do marketing podem satisfazer de maneira eficiente os desejos e
necessidades existentes dos consumidores. O estudo do comportamento do
consumidor objetiva o entendimento da percepção do consumidor para que com tais
informações os profissionais do marketing consigam influenciar as compras. Pois
uma pessoa motivada está pronta para agir e a influência da percepção que ela
tem da situação é o ponto inicial (KOTLER, KELLER, 2006).
Para Solomon (2001) percepção é o processo pelo qual as
pessoas selecionam, organizam e interpretam as sensações, que são as reações
imediatas dos nossos receptores sensoriais (olhos, ouvidos, nariz, boca e
dedos) a estímulos básicos como a luz, a cor, o som, os odores e as texturas.
Além destes estímulos físicos, a percepção do consumidor
depende também da relação desses estímulos com o ambiente e a condição interior
da pessoa, mas como é impossível para uma pessoa prestar atenção em todos os
estímulos, a maioria é filtrada pelo nosso cérebro. Este processo de filtragem
seletiva denomina-se atenção seletiva, e esta é a área onde os profissionais do
marketing devem voltar os seus esforços para entender a decisão de compra dos
consumidores (KOTLER, KELLER, 2006).
PROCESSO DE DECISÃO DE COMPRA
A teoria sobre o processo de decisão de compra mais aceita
dentre a maioria dos autores é a de cinco etapas que separa em cinco distintos
momentos as etapas de compra de um consumidor: reconhecimento do problema,
busca de informações, avaliação de alternativas, decisão de compra e
comportamento pós-compra (KOTLER, KELLER, 2006; SOLOMON, 2001; BOONE, KURTZ,
2009; SHETH, MITTAL, NEWMAN, 2001).
Reconhecimento do Problema: o processo de compra começa
quando o consumidor reconhece um problema ou uma necessidade. O consumidor
verifica uma diferença entre a situação existente e a desejada (BOONE, KURTZ,
2009).
Busca de Informações: o consumidor pesquisa o ambiente em
busca de dados adequados para a tomada de decisão. O consumidor interessado
tende a buscar mais informações dependendo do tipo de compra (SOLOMON, 2001).
Avaliação de Alternativas: com base nos dados coletados, os
consumidores avaliam maneiras de satisfazer suas necessidades e desejos
(KOTLER, KELLER, 2006).
Decisão de Compra: nesta etapa o consumidor após a consideração
das opções, decide se efetua a compra ou não. Segundo Sheth, Mittal e Newman
(2001) a fase de decisão de compra subdivide-se em três partes: identificação
da escolha (conclusão das alternativas), intenção de compra (verificação se o
orçamento ou os parâmetros continuam atrativos) e implementação da compra (como
e quando pagar).
Comportamento Pós-Compra: o ato da compra produz um de dois
resultados, pois o consumidor ou sente satisfação na mudança da situação em
comparação com a anterior ou sente insatisfação (BOONE, KURTZ, 2009).
Para o alcance da satisfação dos clientes e a entrega do
valor esperado por eles o marketing aborda principalmente a relação entre
desejos e necessidades dos grupos e indivíduos. Os profissionais do marketing
devem tentar despertar emoções e tomada de decisões dos consumidores com
estratégias de marketing.
Fonte: Administradores




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