O marketing visual é o primeiro contato com os consumidores,
o diferencial, aquilo que chama a atenção para que os vendedores consigam
exercer sua função está dentro da área de marketing visual
Neste primeiro contato com os consumidores, o diferencial,
aquilo que chama a atenção para que os vendedores consigam exercer sua função
está dentro da área de marketing visual. Wedel e Pieters (2008) conceituam o
marketing visual como: “a utilização estratégica pelas empresas dos sinais e
símbolos visuais comerciais e não comerciais para entregar mensagens e
experiências desejáveis e/ou úteis para os consumidores” (WEDEL, PIETERS, 2008,
p.1-2, tradução nossa).
Segundo Wedel e Pieters, (2008) no início do século XX
vários autores como Nixon (1924), Poffenberger (1925), dentre outros exploraram
a pesquisa dos movimentos dos olhos para a determinação do valor de atenção e
captação nos anúncios de revista e jornal.
Wedel e Pieters (2008) acreditam que a pesquisa de
rastreamento ocular está próxima a ter um avanço exponencial em relação à
disciplina de marketing, pois as tecnologias de rastreamento ocular estão mais
fáceis de se utilizar e com o custo mais atrativo, facilitando assim a
utilização dos dados nas questões fundamentais de marketing.
O marketing visual é amplamente conhecido como sendo
importante para o mercado. Os consumidores estão expostos a centenas de
propagandas nos vários canais de comunicação como: jornais, sites da internet,
revistas, outdoors, nas embalagens, pacotes, dentre outros. O marketing visual
é onipresente permeando inclusive na identificação corporativa das empresas e
na forma que estes organizam suas estratégias de marketing (WEDEL, PIETERS,
2008).
“Aspectos visuais também são um componente-chave do
marketing colateral, que envolve o uso de recursos visuais para fazer o esforço
de vendas mais eficaz, depois que um potencial comprador for identificado” (WEDEL,
PIETERS, 2008 p.1, tradução nossa).
Para conseguir formular as estratégias de marketing visual é
necessária a transformação dos estímulos visuais em concepção gráfica
planejada. Os elementos básicos de design gráfico, como em muitas outras áreas
de design, incluem forma, tamanho, textura, linhas e cores. Mas, o contexto
visual em que os produtos, marcas e anúncios são apresentados pode afetar as
reações dos consumidores para com eles (KOTLER, KELLER, 2006).
A pesquisa de movimento dos olhos pode desempenhar um papel
importante para o entendimento do comportamento do consumidor e pode ser usado
como uma ferramenta poderosa para o marketing visual (WEDEL, PIETERS, 2008).
É apontado nas pesquisas de rastreamento dos olhos e
percepção das cenas de Rayne e Castelhano (2007) na qual observou-se que a
fixação da visão não passava por toda a cena e que diferente da leitura na qual
os movimentos passam da esquerda para a direita para captar a mensagem a
informação central pode ser obtida em uma região bem maior, também apontou que
os observadores não fixavam o olhar no céu ou o mar, somente nas partes
informativas sobre a cena. Rayner e Castelhano (2007) ainda obervaram que a
média de tempo para fixação é maior que a da leitura e os sacádicos (movimentos
rápidos dos olhos) eram mais longos.
Para Wedel e Pieters (2008) a comunicação visual tem papel
chave no marketing visual tomando como exemplo: logotipo, embalagem, design e
publicidade e, mais recentemente design da página web, pois se realmente
"ver é crer" e "crer é comprar", gerenciar o que os
consumidores veem é fundamental para a maximização dos lucros. E finalizam
afirmando que: “Isso [marketing visual como ferramenta para maximização de lucros]é
cada vez mais reconhecido no mundo dos negócios” (WEDEL, PIETERS, 2008, p. 2,
tradução nossa).
Cada vez mais, torna-se latente a importância de se investir
no conhecimento das ferramentas de marketing, bem como, buscar a atualização e
o aprimoramento das pesquisas e métodos utilizados para coleta de informações
dos clientes, visando um melhor entendimento sobre a percepção destes como
consumidores, tendo em vista que, essas questões são essenciais para que os
profissionais de marketing consigam construir estratégias mais adequadas a cada
situação e atendam com sucesso as necessidades e desejos dos clientes de modo a
garantir-lhes a maior satisfação possível, mediante entrega de valor agregado
aos produtos e serviços.
Fonte: Administradores


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